20131025-104901.jpg

Primavera dos Livros: estarei lá!

É me achando o máximo que convido vocês para o lançamento do livro da Carolina Pombo, “A Mãe e o Tempo” na Primavera dos Livros no próximo domingo, dia 27/10.

Tô me achando o máximo porque, às 14 horas, estarei participando da mesa redonda Maternidade e Liberdade: os dilemas dos cuidados maternos contemporâneos junto com a própria Carolina e a Amana Mattos.

A programação do dia 27 pode ser vista aqui.

“Por que será que ela me chamou? Logo eu?” Ok. Não fiquei só me achando o máximo, fiquei curiosa, empolgada e me perguntando o que que eu vou falar nesse treco. A Carolina me passou alguns links do seu blog para dar uma olhada. Fui direto. Achei nas suas palavras grande parte das coisas que intuitivamente escrevo aqui no blog. A identificação foi inevitável e a empolgação cresceu verticalmente. Logo em seguida, recebi algumas páginas do seu livro que será lançado e… simplesmente ADOREI. O livro é deliciosamente desconfortável, questionador e, principalmente, mobilizador.

Depois que li, mandei um email para Carolina dizendo: “Agora entendi por que você me chamou”. Verdade. O livro mistura à temática feminista os dilemas da maternidade.

Nem sempre colocada nas pautas feministas, a maternidade observada de perto como uma demanda quase heróica, deixa clara a marginalização da mulher devido às mudanças que esta impõe. Não tem como falar de maternagem sem passar pelo feminismo. Sempre falo isso. Cada vez mais óbvio pra mim: a nossa sociedade não sabe o que fazer com as mães. Começando pelo parto, seguindo pela tentativa de uma maternagem plena e sadia e terminando com o quanto nos exigem uma produção de trabalho junto com 380 outras coisas, junto com um comportamento “exemplar”. Como é tudo surreal! Como sobrevivemos?

Enfim, domingo estaremos lá debatendo o tema Maternidade e Liberdade: os dilemas dos cuidados maternos contemporâneos. Bacana, não?

Espero que vocês apareçam lá e ajudem a enriquecer esse debate!

Para completar, segue o link do texto da Carolina publicado ontem no blog Parto no Brasill

Seguem também os links dos seus blogs (isso mesmo, ela tem mais de um):

Kaléidoscope
Com a cabeça fora dágua

1